quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EXERCÍCIOS - SUBSTANTIVO

QUESTÕES DE VESTIBULARES

1. (PUC-SP) Indique a alternativa cor­reta no que se refere ao plural dos substantivos compostos:
casa­-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beija-fior
b) casas-grandes, flores-de-cuba, ar­cos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, ar­cos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, ar­cos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-flores

2.(UM-SP) Em "Brinca de tempo­-será" [poema de Manuel Bandeira], podemos afirmar que, morfologica­mente, tempo-será é:
a) adjetivo composto
b) advérbio
c) locução adverbial
d) locução adjetiva
e) substantivo composto

3.(UFSM-RS) Identifique a alternativa em que o plural do diminutivo das palavras escritor, informações, liga­ção e material está de acordo com a língua-padrão:
a) escrítorezinhos, informaçãozinhas, ligaçãozinhas, materialzinhos
b) escrítorzinhos, informaçãozinhas, ligaçãozinhas, materialzinhos
c) escritorezinhos, informaçõezinhas, ligaçõezinhas, materiaizinhos
d) escritorezinhos, informaçãozinhas, ligaçõezinhas, materialzinhos
e) escrítorzinhos, informaçõezinhas, ligaçõezinhas, materialzinhos

4. (Unimep-SP) O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos
b) fogãosinhos e cidadãos
c) fogõezinhos e cidadãos
d) fogõezinhos e cidadões
e) fogõesinhos e cidadões

5.(Cefet-PR) Assinale a alternativa em que há gênero aparente na relação masculino/feminino dos pares.
a) boi - vaca
b) homem - mulher
c) cobra macho - cobra fêmea
d) o capital - a capital
e) o cônjuge (homem) - o cônjuge (mulher)

6.(CFG/IME-RJ) Indique a opção que apresenta erro na forma do plural.
a) sol - sóis; fusível - fusíveis; anão - anões
b) peão - peões; guardião - guardi­ãos; caráter - caracteres
c) órgão - órgãos; corrimão - corri­mãos; mel - méis
d) sótão - sótãos; álcool - álcoois; cônsul - cônsules
e) faisão - faisães; anil - anis; capitão - capitães

7. (Osec-SP) Junto aos ___de várias ruas, foram plantados ___.
a) meio-fios, malmequer
b) meios-fios, malmequeres
c) meios-fios, malmequer
d) meios-fio, malmequeres
e) meio-fios, malmequeres


8. (Cefet-PR) Das opções a seguir, assinale a que apresenta um substantivo que só tem uma forma no plural.
a) guardião
b) espião
c) peão
d) vulcão
e) cirurgião

9. (FSA-SP) Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.
a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imen­so e suntuoso.
c) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos
d) Moravam num casebre, à beira do rio. d)A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos.

10.(FMU-FIAM-SP) Indique a alterna­tiva em que só aparecem substan­tivos abstratos.
a) tempo,angústia,saudade,ausência, esperança, imagem
b) angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
c) inimigo, luto, luz, esperança, es­paço, tempo
d )angústia, saudade, ausência, es­perança, inimizade
e) espaço, olhos, luz, lábios, ausên­cia, esperança, angústia

11.(Puccamp-SP) Indique a alternati­va que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:
Dois artigos, ___ por um jornalista que foi___, grandes vítimas de um episódio envolvendo parlamentares, bem escla­recem em que medida a impunidade é um desrespeito aos___ deste país.
a) recéns-publicados, um dos, cida­dãos
b) recéns-publicado, uma das, cida­dãos
c) recém-publicados, um dos, cidadões
d) recém-publicados, uma das, cida­dãos
e) recém-publicado, uma das, cidadões

12.(UFSE) Todos os_____ que foram cha­mados ao Ministério estavam _____ressabiados com os ______que por ali corriam:
a) vice-reitores, meios, abaixas-as­sinados
b) vices-reitores, meio, abaixo-assi­nados
c) vices-reitores, meios, abaixo-as­sinados
d) vice-reitores, meio, abaixo-assi­nados
e) vice-reitores, meio, abaixas-assi­nados

13.(ITA-SP) Dadas as palavras:
1. esforços 2. portos 3. impostos verificamos que o timbre da vogal tônica é aberto:
a) apenas na palavra 1
b) apenas na palavra 2
c) apenas na palavra 3
d) apenas nas palavras 1 e 3
e) em todas as palavras

14.(UM-SP) Indique o período que não contém um substantivo no grau di­minutivo.
a) Todas as moléculas foram conser­vadas com as propriedades parti­culares, independentemente da atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de aten­ções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a peque­na observava curiosamente os ob­jetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d) De momento a momento, surgi­am curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, impro­visando cantigas alegres e suaves.

15.(UFV-MG) Assinale a alternativa em que há erro na flexão de número.
a) as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos
b) abajures, caracteres, os ônus
c) autoserviços, alto-falantes, lilases
d) capitães-mor, sabiás-pirangas, au­tos-de-fé
e) guardas-florestais, malmequeres, ave-marias

16.(Vunesp-SP) Identifique a alterna­tiva na qual os dois substantivos es­tão corretamente flexionados no plural:
a) o cidadão - os cidadãos
o cartão-postal - os cartões-postal
b) o tico-tico - os tico-tico
o melão - os melãos
c) o cônsul - os cônsuis
o navio-escola - os navios-escola
d) o acórdão - os acórdões
o decreto-lei - os decretos-lei
e) o alto-relevo - os altos-relevos
o capelão - os capelães

17.(UFSM-RS) Identifique a alternativa em que os vocábulos formam plural respectivamente como pão-de-ló, guarda-civil e alto-falante:
a) pé-de-moleque, boa-vida, abaixo­-assinado
b) bem-te-vi, guarda-pó, alto-relevo
c) louva-a-deus, guarda-roupa, obra­-prima
d) café-com-leite, guarda-noturno, baixo-relevo
e) vassoura-de-bruxa, beija-flor, pri­meiro-ministro

18.(CFG/IME-RJ) Aponte a alternativa em que nem todas as palavras apre­sentem sufixo de grau diminutivo:
a) poemeto, maleta
b) rapazola, bandeirola
c) viela, ruela
d) lugarejo, vilarejo
e) menininho, carinho

19.(UM-SP) Assinale a alternativa em que há um substantivo cuja mu­dança de gênero não altera o sig­nificado.
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama

20. (UFF-RJ) Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.
a) O gerente deverá depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã per­plexa.
e) A parte superior da traqueia é o la­ringe.

21.(UM-SP) Numere a segunda colu­na de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta.
(1) o óleo santo                    ( ) a moral
(2) a relva                              ( ) a crisma
(3) um sacramento             ( ) o moral
(4) a ética                              ( ) o crisma
(5) a unidade de massa   ( ) a grama
(6) o ânimo                          ( ) o grama
a) 6, 1, 4, 3, 5, 2
b) 6, 3, 4, 1, 2, 5
c) 4, 1, 6, 3, 5, 2
d) 4, 3, 6, 1, 2, 5
e) 6, 1, 4, 3, 2, 5

22.(UM-SP) Assinale a alternativa em que a flexão do substantivo compos­to está errada.
a) os pés-de-chumbo
b) os corre-corre
c) as públicas-formas
d) os cavalos-vapor
e) os vaivéns

23.(UM-SP) Os compostos estão cor­retamente pluralizados em:
a) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decretos-lei
b) canetas-tinteiros, bananas-maçãs, decretos-leis
c) caneta-tinteiros, banana-maçãs, decreto-leis
d) canetas-tinteiro, bananas-maçã, decreto-leis
e) canetas-tinteitos, banana-maçãs, decretos-lei 


Gabarito:1-e  2-e  3-c  4-c  5-d  6-b  7-b  8-b  9-d  10-d  11-d  12-d  13-e  14-c  15-d  16-e  17-d  18-e  19-e  20-c  21-d  22-b  23-b

RESUMO SUBSTANTIVO

RESUMO
Substantivo é a palavra que dá nome aos seres reais ou imaginários

ClassifIcação dos substantivos
  • Simples: apresentam um só radical em sua estrutura. Exemplo: flor.
  • Compostos: são formados por mais de um radical. Exemplo: água-de-cheiro.
  • Primitivos: são aqueles que dão origem a outras palavras, ou seja, não pro­vêm de nenhum outro radical da língua. Exemplo: jornal.
  • Derivados: são formados de outros radicais da língua. Exemplo: jornalista.
  • Comuns: referem-se, de maneira geral, a qualquer ser de uma mesma espé­cie. Exemplo: vida.
  • Próprios: designam determinado ser (ou lugar) entre outros da mesma es­pécie, de uma maneira individual ou particular. São escritos com letra maiús­cula. Exemplo: Lucas.
  • Concretos: nomeiam seres com existência própria, ou seja, seres que não dependem de outros para existir, podendo ser reais ou imaginários. Exemplo: pássaros.
  • Abstratos: nomeiam ações, estados, qualidades e sentimentos que não têm existência própria, só existem em função de outro ser. Exemplo: alma.
  • Coletivos: referem-se a um conjunto de seres de uma mesma espécie, mes­mo quando empregados no singular, e representam um tipo de substantivo comum. Exemplo: elenco.

FlexãO dos substantivos
  • Gênero
  • Substantivos biformes: cão - cadela.
  • Substantivos uniformes:
  • Epiceno: pulga macho - pulga fêmea.
  • Sobrecomum: a vítima masculina - a vítima feminina.
  • Comum de dois gêneros: o motorista - a motorista.
  • Número
  • Singular: café.
  • Plural: pardais.
  • Grau
  • Aumentativo sintético: narigão.
  • Aumentativo analítico: nariz grande.
  • Diminutivo sintético: narizinho.
  • Diminutivo analítico: nariz pequeno.


FLEXÃO DE GRAU - SUBSTANTIVO

Flexão de grau


CONCEITUAÇÃO
No exemplo, você pôde perceber que, além da flexão de gênero e de nú­mero, os substantivos podem ser flexionados quanto ao grau, expressando aumento ou diminuição.
A ideia de aumento ou de diminuição pode ser expressa de uma forma sintética ou de uma forma analítica
Para a forma sintética basta acrescentar um sufixo aumentativo ou dimi­nutivo ao substantivo. Exemplos:
mãozona mãozinha homenzarrão - homenzinho
balázio - balinha fogaréu - foguinho, fogacho

Para a forma analítica, emprega-se uma palavra (adjetivo) que dá a ideia de aumento ou de diminuição, junto ao substantivo. Exemplos:
mesa grande mesa enorme
quarto pequeno quarto minúsculo

ATENÇÃO:
  • Em geral, faz-se o aumentativo sintético com os sufixos -ão ou -zêo.
Exemplos: dentão, pezão, etc.; e o diminutivo sintético, com os sufi­xos -inho ou -zinho. Exemplos: dentinho, pezinho, etc. Entretanto, há outros sufixos usados na formação do aumentativo e do diminu­tivo. Exemplos: vagalhão, copázio, balaço, cabeçorra, canzarrão, corpanzil, festança, etc. (aumentativos); ruela, vi/arejo, burrico, rapazola, velhote, farolete, riacho, etc. (diminutivos).
  • Certos sufixos indicativos de aumentativo ou diminutivo expressam, às vezes, um sentido depreciativo ou pejorativo, de grosseria ou de zombaria. Exemplos: beiçorra, orelhudo, mulherona, poetastro, jornaleco, livre to, gentinha, etc.
  • Há alguns sufixos indicativos de diminutivo que podem acrescentar ao substantivo uma ideia de carinho, de ternura. Exemplos: filhinho, docinho, coraçãozinho, etc.
  • Há substantivos que perderam o sentido gradativo de aumento ou de diminuição. Exemplos: cartão, portão, papelão, folhinha (ca­lendário), etc.

FLEXÃO DE NUMERO - SUBSTANTIVO

SUBSTANTIVOS - FLEXÃO DE NÚMERO


Plural dos substantivos simples

1. Acrescenta-se -s:
  1. aos substantivos terminados em vogal e ditongos crescentes ou de­crescentes. Exemplos:
maçã - maçãs prédio - prédios filho - filhos mãe - mães

  1. aos substantivos terminados em -n. Exemplos:
líquen - liquens* pólen - polens hífen - hifens*
abdômen - abdomens* elétron - elétrons gérmen - germens*
* Admitem-se também as formas abdômenes, líquenes, hífenes, gérmenes

2. Aos substantivos terminados em -r, - sou -z , acrescenta-se -es. Exemplos:
açúcar - açúcares radar - radares retrós retroses
cruz - cruzes hambúrguer - hambúrgueres vereador vereadores

ATENÇÃO:
  • Alguns substantivos terminados em -r mudam sua sílaba tônica no plural. Exemplos:
júnior - juniores caráter - caracteres sênior - seniores

  • Os substantivos terminados em -s só recebem -es se forem oxítonos ou rnonossílabos tônicos. Exemplos:
freguês - fregueses gás - gases
  • Se forem paroxítonos ou proparoxítonos, permanecem invariáveis. Exemplos:
o lápis - os lápis o pires - os pires o ônibus - os ônibus

3. Nos substantivos terminados em -I, precedidos de -a, -e, -o ou -u, subs­titui-se o -I por -is. Exemplos:
pardal - pardais anel - anéis paul - pauis álcool - álcoois
Exceções: mal - males, cônsul - cônsules, real - réis (moeda antiga).

4.Nos substantivos oxítonas terminados em -il, troca-se o -I por -is:
fuzil - fuzis canil - canis barril - barris

ATENÇÃO:
  • Quando são paroxítonos, muda-se o -il para -eis:
réptil - répteis* fóssil - fósseis* projétil - projéteis*

* Existem também as formas repti! e projetí! (oxítonas). Nesse caso o plural é reptis e projetís

5. Aos substantivos terminados em -êo, acrescenta-se =S, Exemplos:
cidadão - cidadãos cristão - cristãos sótão - sótãos
Ou troca-se:
  • -êo por -êes. Exemplos:
charlatão - charlatães sacristão - sacristães tabelião - tabeliães
  • -êo por ões. Exemplos:
verão verões vilão - vilões guardião - guardiões
ATENÇÃO:
Alguns substantivos terminados em -êo apresentam mais de uma for­ma no plural. Nesses casos, a forma terminada em -ôes é a mais usada. Exemplos:

ermitão - ermitãos, ermitães, ermitões sultão – sultãos, sultães,sultões
ancião - anciãos, anciães, anciões anão - anões, anãos
corrimão - corrimãos, corrimões

6. Nos substantivos terminados em -zito e -zinho, pluraliza-se o subs­tantivo primitivo, elimina-se o -5 e coloca-se o sufixo no plural. Veja os exemplos:

florzita - flore[s) + zitas - florezitas balãozinho - balõe[s) + zinhos = balõezinhos pastelzinho - pastéi[s) + zinhos - pasteizinhos

7. Os substantivos terminados em -x são invariáveis. Exemplos:
o clímax - os clímax o tórax - os tórax a fênix - as fênix
ATENÇÃO:
Exceções: o cálix ou cálice - os cálices, o códex ou códice - os códices, o xerox - os xeroxes

8. Nos substantivos terminados em -m, troca-se -m por -ns. Exemplos:
jardim - jardins atum - atuns pajem - pajens
batom - batons nuvem - nuvens som - sons

ATENÇÃO:
  • Há substantivos que se empregam apenas no plural. Exemplos:
arredores bodas condolências
férias fezes costas
núpcias pêsames víveres
  • Os nomes de letras, de certos números ou nomes próprios de pesso­as flexionam-se normalmente. Exemplos:
Nunca colocava os pingos nos is.
Eliminaram os quatros da cartela.
Apreciamos os Andrades pelo talento.
  • Há substantivos que mudam o timbre da vogal tônica no plural. Esse fenômeno se chama metafonia. Podem apresentar o o tônico fecha­do no singular e aberto no plural. Observe:
caroço (ô) - caroços (á) miolo (ô) - miolos (á)
imposto (ô) - impostos (á) poço (ô) - poços (á)
forno (ô) - fornos (á) tijolo (ô) - tijolos (á)

  • Há substantivos cuja vogal o tônica se mantém fechada no singular e no plural. Exemplos:
gosto - gostos (ô)
esposo - esposos (ô)
cachorro - cachorros (ô)
sogro - sogros Iô)
rosto - rostos (ô)
adorno - adornos (ô)

  • Existem substantivos que mudam de sentido quando usados no plu­ral. Exemplos:
Sua volta foi um bem para a família. (felicidade)
Casaram-se com separação de bens. (patrimônio)
O operário recebeu a féria irrisória do dia. (remuneração)
Passar as férias no campo foi relaxante. (período de descanso)
O índio possui um forte sentimento de honra. (dignidade)
Seus amigos prestaram-lhe as honras na solenidade de posse. (homenagens)

Plural dos substantivos compostos

Os processos de formação do plural dos substantivos com­postos, cujos elementos podem ou não vir ligados por hífen.
1. Se não houver hífen, os substantivos compostos flexionam-se como um substantivo simples. Exemplos:
aguardente - aguardentes
girassol - girassóis
malmequer - malmequeres

2. Pluralizam-se as partes dos substantivos compostos formadas por pa­lavras variáveis (substantivos, adjetivos e numerais ordinais), e não se flexionam as partes formadas por palavras invariáveis (verbos e advér­bios) nem os radicais e prefixos que formam o substantivo composto ligado por hífen. Exemplos:
couves-flores (substantivo e substantivo)
baias-frias (substantivo e adjetivo)
guardas-civis (substantivo e adjetivo)
quintas-feiras (numeral ordinal e substantivo)
ex-alunos (prefixo e substantivo)
guarda-costas (verbo e substantivo)
sempre-vivas (advérbio e adjetivo)

3. Quando as palavras que compõem o substantivo composto vierem liga­das por preposição (de, do, sem, etc.), pluraliza-se somente a primeira palavra. Exemplos:
pães-de-ló águas-de-colônia pores-do-sol mulas-sem-cabeça

4. Quando o substantivo composto for formado por palavras repetidas ou por onomatopeias, pluraliza-se somente a segunda palavra. Exemplos:
reco-recos tico-ticos pingue-pongues
tique-taques bem-te-vis lufa-Iufas

ATENÇÃO:
  • Há substantivos compostos que já têm a segunda palavra no plural:
mestre-de-obras - mestres-de-obras saca-rolhas - saca-rolhas
mestre = substantivo de = preposição obras = substantivo saca = verbo rolhas = substantivo

  • Nos substantivos compostos de sentidos contrários, nenhuma pala­vra se flexiona:
os leva-e-traz os perde-ganha

  • Certos substantivos compostos apresentam mais de uma forma no plural:

guardas-marinha ou guardas-marinhas ou guarda-marinhas
padre-nossos ou padres-nossos
salários-família ou salários-famílias
salvo-condutos ou salvos-condutos
terra-novas ou terras-novas
  • As formas apocopadas grão, grã e bel não são flexionadas:
grão-duques grã-cruzes bel-prazeres
  • Há substantivos compostos que não variam no plural:
os arco-íris os diz-que-diz
os louva-a-deus os maria-vai-com-as-outras

  • Flexiona-se só o primeiro elemento do substantivo composto, mas admite-se pluralizar ambos, quando o segundo expressa semelhan­ça, finalidade ou limita o primeiro. Nesse caso, o substantivo com­posto é formado por dois substantivos:
peixes-espada ou peixes-espadas
papéis-moeda ou papéis-moedas
cafés-concerto ou cafés-concertos
navios-escola ou navios-escolas
bananas-maçã ou bananas-maçãs
carros-bomba ou carros-bombas